Início Cultura e Lazer Metrô de São Paulo inicia operação 24 horas em quatro linhas aos fins de semana
Cultura e Lazer

Metrô de São Paulo inicia operação 24 horas em quatro linhas aos fins de semana

201

A partir deste sábado (6), o Metrô de São Paulo implementa uma operação experimental de 24 horas em quatro linhas principais: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Durante a madrugada, os passageiros poderão embarcar e desembarcar em todas as estações dessas linhas, com a medida valendo inicialmente na passagem de sábado para domingo, em todos os fins de semana até fevereiro de 2026. O objetivo é avaliar a viabilidade dessa extensão horária, atendendo a uma antiga demanda de passageiros e turistas que buscam opções de transporte para aproveitar a vida noturna da cidade. Na Linha 2-Verde, os trechos entre Vila Madalena e Clínicas, e entre Sacomã e Vila Prudente, operarão em via única, enquanto o restante do percurso e as linhas 1-Azul e 3-Vermelha funcionarão normalmente. No entanto, não será possível realizar baldeações para outras linhas de metrô ou trem durante o período noturno.

Para a Linha 15-Prata, neste primeiro fim de semana, o atendimento madrugada adentro será realizado por ônibus gratuitos do sistema Paese, em razão de testes com a nova frota de trens. Após essa fase inicial, a oferta será reavaliada para melhor atender à demanda nos fins de semana subsequentes. Durante o horário estendido, as bilheterias permanecerão fechadas, e os passageiros sem Bilhete Único ou TOP poderão adquirir créditos por meio de máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada é facilitada por pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito físicos. Essa opção será expandida para as linhas 2-Verde e 15-Prata ao longo de dezembro, visando maior praticidade para os usuários.

Essa iniciativa representa um passo importante para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo, especialmente para quem frequenta eventos noturnos, e os resultados do período experimental guiarão decisões futuras sobre a permanência do serviço.

Conteúdo relacionado

Governadora Celina Leão inaugura campos sintéticos reformados em Taguatinga e Samambaia

A governadora Celina Leão inaugurou no sábado, 20 de junho de 2026,...

CLDF lança livro sobre servidores pioneiros 35 anos após fundação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal prepara para amanhã o lançamento de...