Início Cultura e Lazer René Redzepi renuncia ao Noma após denúncias de agressões por 35 ex-funcionários
Cultura e Lazer

René Redzepi renuncia ao Noma após denúncias de agressões por 35 ex-funcionários

111
Restaurante de alta gastronomia vazio em São Paulo, simbolizando renúncia após denúncias de agressões no Noma.

O renomado chef René Redzepi anunciou sua demissão do restaurante Noma, em Copenhague, na Dinamarca, após uma série de denúncias de agressões físicas e humilhações relatadas por 35 ex-funcionários. O caso veio à tona por meio de uma reportagem do The New York Times, que detalhou incidentes ocorridos entre 2009 e 2017. A renúncia ocorreu em 11 de março de 2026, e Redzepi também deixou o cargo de conselheiro na organização MAD, ligada ao restaurante.

Detalhes das denúncias

As acusações incluem relatos de agressões físicas e constrangimentos públicos sofridos por ex-funcionários do Noma durante o período de 2009 a 2017. Esses profissionais, que trabalharam no restaurante premiado, descreveram um ambiente de trabalho tóxico sob a liderança de Redzepi. A reportagem destacou como essas práticas afetaram a cultura interna do estabelecimento, considerado um dos melhores do mundo.

A organização MAD, cofundada por Redzepi e sediada em Copenhague, também foi mencionada nas denúncias, com relatos de humilhações semelhantes. Os ex-funcionários enfatizaram que tais comportamentos persistiram por anos, impactando a saúde mental e o bem-estar da equipe.

Resposta de René Redzepi

Em uma nota publicada no Instagram, Redzepi assumiu a responsabilidade pelas ações passadas e pediu desculpas aos afetados. Ele reconheceu que as mudanças implementadas no Noma ao longo dos anos não compensam os erros do passado. Além disso, o chef anunciou seu afastamento para permitir que novos líderes guiem o restaurante.

Tenho trabalhado para ser um líder melhor e o Noma deu grandes passos para transformar sua cultura ao longo de muitos anos. Reconheço que essas mudanças não reparam o passado. Um pedido de desculpas não é suficiente; assumo a responsabilidade por minhas próprias ações.

Após mais de duas décadas construindo e liderando este restaurante, decidi me afastar e permitir que nossos líderes extraordinários guiem agora o restaurante em seu próximo capítulo.

Impacto no mundo da gastronomia

A demissão de Redzepi marca um momento significativo para o Noma, que fechou temporariamente em 2017 e reabriu com foco em melhorias na cultura organizacional. A organização MAD continua suas atividades, promovendo discussões sobre o futuro da alimentação. Esse episódio reforça debates sobre ambientes de trabalho saudáveis na alta gastronomia, incentivando reflexões no setor.

Conteúdo relacionado

Governadora Celina Leão inaugura campos sintéticos reformados em Taguatinga e Samambaia

A governadora Celina Leão inaugurou no sábado, 20 de junho de 2026,...

CLDF lança livro sobre servidores pioneiros 35 anos após fundação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal prepara para amanhã o lançamento de...