Cerca de 50 toneladas de drogas foram incineradas no Distrito Federal entre 2019 e 2025 em operações integradas de combate ao tráfico. As ações envolveram monitoramento constante, investigações e mandados judiciais executados por diferentes forças de segurança, com autorização judicial para a destruição após perícia técnica. O volume reflete o esforço contínuo para enfraquecer organizações criminosas que atuam em rodovias, áreas urbanas e regiões administrativas do DF.
Volumes apreendidos por ano
O maior registro ocorreu em 2023, com 12,9 toneladas destruídas. Em 2024, o total chegou a 4,3 toneladas, enquanto em 2025 foram incineradas 6,7 toneladas. Já em 2026, mais de 1,5 tonelada foi eliminada até o momento. A Polícia Civil do DF, a Polícia Militar do DF, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público do DF e Territórios, o Detran-DF e a Vigilância Sanitária do DF participaram diretamente das apreensões e dos procedimentos de incineração.
Procedimentos de destruição
As apreensões resultam de trabalho conjunto que inclui investigações e integração entre órgãos. Após a perícia, a incineração é autorizada pela Justiça para garantir a eliminação definitiva dos entorpecentes. O delegado Rogério Henrique Rezende Oliveira destacou a importância dessas etapas no enfrentamento ao narcotráfico.
a destruição sistemática dos entorpecentes representa uma etapa importante no enfrentamento ao tráfico. Ele também diz que o trabalho conjunto entre os órgãos de segurança fortalece o combate às organizações criminosas e amplia a capacidade de repressão ao narcotráfico.
Rogério Henrique Rezende Oliveira
Objetivo do combate integrado
A destruição sistemática busca reduzir a disponibilidade de drogas nas ruas e dificultar o financiamento de grupos criminosos. As operações continuam em 2026 com foco em rodovias e pontos de distribuição no Distrito Federal, mantendo a integração entre as instituições para ampliar a repressão ao tráfico.