A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizará nesta quinta-feira, 11 de junho de 2026, às 19h, uma sessão solene para homenagear a Comitiva Amigos do Agro em São Sebastião. Iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa, do União Brasil, o evento acontece na Sala de Comissões Deputado Juarezão e reúne lideranças do setor agropecuário, parlamentares e convidados. Apesar do caráter festivo anunciado, a iniciativa se limita a um reconhecimento simbólico sem medidas concretas para o setor.
Contexto da homenagem
A comitiva, formada por produtores rurais, empresários, representantes de associações e autoridades locais de São Sebastião, recebe a distinção por suposto trabalho voluntário. Os organizadores alegam impacto positivo no desenvolvimento sustentável do campo, na valorização da cultura rural e na integração entre produtores e a sociedade urbana. No entanto, a sessão solene não altera a realidade de desafios enfrentados diariamente pelos agricultores do Distrito Federal.
Declaração do parlamentar
Eles representam o que há de melhor no espírito empreendedor do nosso agronegócio. São pessoas que, além de produzir alimentos, geram emprego, renda e preservam nossas tradições
Eduardo Pedrosa
Pedrosa promove o ato como forma de destacar o espírito empreendedor do agronegócio. A presença de autoridades locais e parlamentares reforça o caráter político da solenidade, que ocorre em horário noturno e mobiliza recursos da Casa Legislativa para uma cerimônia de curta duração.
Eventos como este repetem-se com frequência na CLDF, sem que tragam avanços legislativos efetivos para o agronegócio. A comitiva seguirá suas atividades após a homenagem, mantendo o trabalho voluntário que motivou o reconhecimento.